terça-feira, 5 de outubro de 2010

A arte de twittar

A necessidade de comunicação ou de se comunicar é algo que carregamos desde os primórdios. A partir do momento em que saímos do ventre de nossas mães, a partir deste momento já foi dado o primeiro sinal de comunicação com o mundo. Está em nosso sangue esta necessidade de repassar a informação.
A medida em que o tempo foi passando, evoluímos na arte, na música (ou não), na escrita. Livros foram criados, outros destruídos e entre mortos e feridos chegamos ao século XXI com a total liberdade de expressão da internet. Foi questão de tempo para começarem a chegar as tão famosas redes sociais. Desde sua criação em 2007 até no ano de 2010, em apenas 3 anos temos a mais famosa de todas, o passarinho azul do twitter.
Uma rede social onde seguimos pessoas e pessoas nos seguem, onde a função principal é descrever o momento ou passar uma informação interessante em apenas 140 caracteres. O que também não é uma tarefa difícil. “Vou tomar banho e depois sair com os amigos, hoje a noite promete!” 66 caracteres, uma informação ridícula porem com menos da metade de caracteres que a rede social nos permite. O que está em questão é a informação a ser repassada a nossos seguidores. Em janeiro de 2010 chegamos ao pico de 50 milhões de tweets - frases postadas pelos usuários - por dia. E dentre estes 50 milhões de frases o que podemos aproveitar? Acredito que se separarmos as idas ao banheiro, as frases ociosas em frente ao computador e todo o resto de inutilidades, teremos algo mais ou menos parecido a 10 milhões de tweets.
Passar a informação para o mundo com está ferramenta é algo que até uma criança com os conhecimentos básicos de informática consegue fazer. Porem agora teremos que aumentar nosso filtro de informações para o tanto de besteiras que vemos pelo twitter. Em uma pesquisa da revista Info, foi constatado que o número de seguidores vai de acordo com o número de popularidade e o número de popularidade não está ligado ao número de tweets do usuário. As pessoas querem informações que sejam relevantes e não mais um monte de lixo eletrônico.
Há quem diga que twitter é uma ferramenta apenas para pessoas famosas. O número de seguidores conta muito para melhorar o ego. Então se for este o caso, Deus terá que despedir sua equipe de marketing pois o perfil @ocriado tem 514,244 seguidores enquanto @ivetesangalo lidera o ranking do twitter na 1º posição chegando simplesmente a 1.578.670 seguidores.
Então foi dada a pergunta. Qual será o próximo passo para as redes sociais? Mais uma ferramenta que aumenta ainda mais o poder de comunicação com o mundo? Ou mais uma rede social que explora ainda mais a vida das pessoas? Enquanto estiver pensando nisso, me segue ai no twitter - @dogvalerio.

Douglas Valerio
Publicidade e Propaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário