quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sessão da Tarde

Da sonora espada de luz do diretor George Lucas de Guerra nas Estrelas, viajamos no tempo e encontramos o fosco fuzil de José Padilha, responsável pelo sucesso duplo de Tropa de Elite. Ambos os filmes tornaram-se mundialmente comentados devido ao sucesso, e ambos receberam os elogios de suas respectivas gerações. Claro que, observar a bela trama destes destas duas obras primas, que deixa explícita a batalha entre mocinho e bandido pode parecer uma idéia agradável, quando sabemos que tudo não passa de uma boa e velha história fictícia.
Nas últimas semanas, o mundo inteiro estampou na capa de seus principais jornais, as marcas da violência entre traficantes e policiais. Esta “pequena guerra” civil que tomou conta do TrendToppic no Twitter fez com que os moradores das favelas cariocas da Penha e Complexo do Alemão estrelassem papéis importantes nesta reprise baseada em fatos reais. Terminados as filmagens do primeiro filme e já com indicação ao Oscar, podemos ver os finos traços de sombra da sua continuação.
Após a expulsão dos bandidos, a polícia finalmente conseguiu sua ocupação dentro das favelas cariocas. Opa! Espera um minuto! Saiu os bandidos e entrou a polícia? Parece que esse drama com misturado com comédia ainda tem muito que se desenrolar.
Quando finalmente os moradores sentiam-se seguros, tem que enfrentar outro vilão. Várias pessoas que mostraram-se favoráveis ao confronto, apoiando e incentivando os corajosos policiais, têm que aturar agora os furtos de seus objetos pessoais, à humilhação frente a seus familiares e a destruição de seus móveis dos mesmos policiais, na desculpa de busca de fugitivos que poderiam estar escondidos dentro das gavetas do armário ou na porta da geladeira.
A corregedoria diz que tomará providência e expulsará da corporação o membro que agir de forma inaceitável, mas até o seguinte momento os únicos que foram realmente presos, foram os sortudos dos traficantes que conseguiram escapar das certeiras balas do BOPE. Mas no final, a inclusão do advogado na história, resultará no regresso deste personagem à verdadeira versão de História Sem Fim.
Quem já se cansou deste filme novela e se recusa a assistir o drama é taxado de cego que se esconde meio a um problema real, quem tenta mudar a história do filme carrega consigo à amargosa esperança consigo de mudar este terrível quadro social e o que deixa a televisão ligada e acompanha todos os momentos da ação, acaba morrendo no final com bala perdida ou com o valor da fatura de energia no final do mês.

Douglas Valério
Publicidade e Propaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário